DIMENSÃO ÉTICA NA EDUCAÇÃO
Antes de emergir na dimensão que esses valores ocupam na educação, lembraremos novamente as definições tais como ética, que significa um conjunto de regras de conduta herdadas culturalmente e também de moralidade, que é a organização e a relação que o indivíduo faz dos valores e regras estabelecidas na sociedade, ou seja, juízo de valor.
Lembramos também, que ao tratarmos de moral estamos incluindo o ato de educar.
Um indivíduo não nasce moral, torna-se moral.
É necessário que este seja ensinado, corrigido, esclarecido dos conceitos sociais e principalmente de conviver com ações de moralidade.
Bons exemplos como gentilezas, respeito e responsabilidade são mais valiosos que o próprio ato de educar. Seja na sala de aula/escola, ou ainda, em qualquer contexto social onde encontram esses pequenos indivíduos iniciantes na prática moral.
A orientação paralela de pais e professores acompanhados de ações dignas, amor e atenção tornam-se uma rica relação que só tem á somar. São nessas vivências e experiências do cotidiano, que a criança observa e aprende a ser um cidadão pleno e autônomo e a ter atitudes de integridade e solidariedade.
Quando exercemos a cidadania, por exemplo, estamos cooperando para uma convivência harmônica entre os indivíduos e também estamos exercendo democracia. Na educação, exercer a cidadania é construir a partir do que se sabe e da realidade que se têm indivíduos capazes de serem bons cidadãos e que principalmente sejam capazes de exercer a democracia.
Um professor moral de nossa sociedade educa para criar indivíduos críticos, autônomos e cidadãos de bem. Valorizando e estimulando a capacidade humana, com o objetivo de transformar o mundo num lugar de direitos iguais a todos.
Fonte: http://eticaemoralnainfancia.zip.net/
Cometário: Ética na escola é muito importante para a convivência dos alunos, porque devemos respeitar as opiniões alheias para evitarmos discussões que atrapalhem as aulas e não acrescentam nada.
Cometário: Ética na escola é muito importante para a convivência dos alunos, porque devemos respeitar as opiniões alheias para evitarmos discussões que atrapalhem as aulas e não acrescentam nada.