quinta-feira, 14 de setembro de 2017

Ética e Cidadania - 3º bimestre de 2017 - Turma 901

MUNDO

Brasileiro que fugiu do furacão Irma faz relato comovente sobre solidariedade, honestidade e patriotismo.













Desde a sexta-feira (8), brasileiros que vivem nos Estados Unidos – e no Brasil – receberam o relato de um carioca que há dois anos passou a morar na Flórida. No texto, o brasileiro que preferiu assinar apenas com as iniciais C.A.M. descreve a ação dos americanos diante do caos eminente que será causado pelo furacão Irma.
Patriotismo, respeito e preocupação com o próximo são lições que C.A.M. demonstra ter visto durante a fuga, em busca de um lugar mais seguro, mais ao Norte dos EUA.
Abaixo segue a mensagem, na íntegra, que pode servir como reflexão para muitos de nós, brasileiros:
Obrigado, Irma!
Faz dois anos que decidi me mudar do Rio de Janeiro para Miami com minha mulher e meus dois filhos, em busca de algo melhor para nossas vidas.
Por ironia, depois de dois anos vivendo na America, recebi o meu Green Card exatamente no dia em que também recebi a notícia de que o furacão Irma, o pai de todos os furacões, também está a caminho.
O governador da Florida, Rick Scott, assim que soube da gravidade do problema, foi para a TV e ordenou que todos no sul da Florida evacuassem suas casas imediatamente, pois as consequências podem ser catastróficas.


Da noite para o dia, como em um piscar de olhos, milhões, literalmente milhões de pessoas, abandonaram suas casas e já estavam nas estradas, subindo ao Norte.
Eu era mais um na multidão, no meio de um enorme congestionamento, e isso me fez lembrar das minhas voltas dos feriados de Búzios, na Região dos Lagos. A única diferença é que, pasmém, aqui na Florida, mesmo em uma situação absolutamente adversa, as pessoas não trafegam pelo acostamento para tirar vantagem e chegar mais rápido ao destino. Todos respeitam as leis de trânsito, mesmo em situações caóticas, emergenciais. Motociclistas loucos também não existem por aqui. É proibido trafegar entre as faixas. Acho que eles nem sabem o que significa isso, podem acreditar.
Quando encontrei um lugar seguro, a primeira coisa que eu fiz foi ligar a TV. Lá estava o Governador novamente falando ao vivo, e eu comecei a ter uma aula de patriotismo, solidariedade, respeito pelo próximo e, acima de tudo, respeito pela vida. A mensagem que mais me tocou foi: “se você não tem como sair de casa, seja por qual motivo for, ligue para o número que você vê no rodapé da imagem, que iremos agora na sua casa te salvar. Ainda temos tempo!”. Isso me arrepiou! Pensei: esse cara é o meu herói!
Lembrei automaticamente das enchentes de Teresópolis, tenho uma conexão com a cidade pois, desde que me entendo por gente, tenho casa lá. Anos após aquela triste tragédia de 2011, descobriu-se que a quadrilha de Cabral desviou parte do dinheiro que deveria ser utilizado nos resgates das vítimas e reconstrução da cidade. Até o prefeito foi preso. Confesso que tive vontade de vomitar ao comparar!
Link http://www.emtempo.com.br/brasileiro-que-fugiu-do-furacao-irma-faz-relato-comovente-sobre-solidariedade-honestidade-e-patriotismo/

Comentários - É muito bonito como vimos histórias como essa. Sempre ouvia falar que o povo americano só pensava em dinheiro. Não bem assim. Devemos seguir os bons exemplos.


Saúde e Bem Estar - 3º Bimestre - Turma 901



Lavar a cabeça diariamente causa caspa? Veja mitos e verdades



Coceira, irritação no couro cabeludo e descamação são os sintomas mais comuns da dermatite seborreica, mais conhecida como caspa. O problema pode se agravar com o clima seco, estresse, disfunção hormonal, uso de água muito quente, bebida alcoólica e até alimentação rica em açúcares e gorduras.
"A caspa nada mais é que uma inflamação das células do couro cabeludo provocada pela alteração da velocidade com que a pessoa troca essa célula", explicou o dermatologista Cláudio Wulkan, da Sociedade Brasiliera de Dermatologia.
Apesar de ainda não ter cura, a caspa não é contagiosa e pode afetar homens e mulheres de todas as idades. Todos os dias, as células do couro cabeludo são renovadas, mas o aumento dessa renovação pode irritar o couro cabeludo formando os "flocos brancos" que caracterizam a caspa. Entretanto, a mudança de alguns hábitos contribui para uma melhora significativa do quadro.
"Para ela aparecer, além do fator genético, precisamos de fatores predisponentes como clima seco, estresse, disfunção hormonal, uso de água muito quente e até alimentação rica em açúcares e gorduras", comenta a dermatologista Pietra Martini.
Fonte: https://noticias.uol.com.br/saude/ultimas-noticias/redacao/2015/09/14/lavar-a-cabeca-diariamente-causa-caspa-veja-mitos-e-verdades.htm

comentário: Eu lavo cabelo todos os dias antes de ir pra escola, já faz muito tempo que não tenho caspa.  Já aconteceu de dar caspa quando eu não lavava direito a cabeça, mas eu aprendi com minha mãe de como cuidar dos meus cabelos. Saber escolher o Shampoo  é necessário para evitar caspas.

Mundo - 3º Bimestre de 2017 - Turma 901

Furacão Harvey pode ter provocado mais de 80 mortos, diz governador do Texas

Funcionários locais tinham declarado anteriormente que havia cerca de 60 mortes provocadas pelo furacão de categoria 4 que atingiu o Texas no 25 de agosto



O governador do Texas, Greg Abbott, declarou nesta quinta-feira (14) que mais de 80 pessoas provavelmente morreram no estado como resultado do furacão Harvey, que atingiu a região há cerca de três semanas e trouxe inundações recordes para a área de Houston.
"Temos informações que houveram 82 mortes", declarou Abbott durante uma entrevista coletiva, acrescentando que o estado aguarda confirmação das autoridades locais para ter certeza que as mortes tenham sido provocadas pela tempestade.
Funcionários locais tinham declarado anteriormente que havia cerca de 60 mortes provocadas pelo furacão de categoria 4 que atingiu o Texas no 25 de agosto. Harvey foi o furacão mais forte que atingiu o estado em mais de 50 anos.
Cerca de 140 mil casas foram danificadas ou destruídas pela tempestade e pelas inundações, segundo informações do Departamento de Segurança Pública do Texas. Abbott declarou que as estimativas dos danos estão em volta de US$ 180 bilhões (R$ 562,66 bilhões), o que tornaria Harvey um dos desastres naturais mais caros da história dos EUA.
O governador declarou que havia cerca de 5.250 pessoas ainda vivendo em abrigos e que o Texas estava trabalhando com autoridades federais para reconstruir casas e empresas.

link: https://g1.globo.com/mundo/noticia/furacao-harvey-poderia-ter-provocado-mais-de-80-mortos-diz-governador-do-texas.ghtml

comentario:  " O furacao harvey atingiu recentemente o Estado do Texas, foi um furacão de categoria 4 "
essa notícia me deixou devastada, pois provocou muitas mortes e várias pessoas perderam suas casas. Muitos dizem que é a natureza querendo se vingar depois de tudo que o homem fez, eu acredito que seja verdade, pois o ser humano é o responsável pelo todo estrago na natureza. Agora é a vez dela fazer na gente.

Política - 3º Bimestre de 2017 - Turma 901



“O pior governo para a Amazônia, desde a ditadura”







A extinção da Renca (Reserva Nacional de Cobre e seus Associados) por parte do governo Temer causou polêmica e revolta entre ambientalistas brasileiros e internacionais. A área é de 46.450 km² –tamanho equivalente ao do Espírito Santo–, na divisa entre Pará e Amapá. São sete unidades de conservação e duas terras indígenas. A região possui reservas minerais de ouro, ferro e cobre.
Para falar a respeito, procuramos Randolfe Rodrigues, 43 anos, o senador eleito mais jovem da República. Randolfe conhece o Amapá como poucos ou talvez ninguém, na Casa. Passou pelo PSOL, e agora está na Rede.





Poderia explicar para um leigo, o que está acontecendo exatamente?
Antes de mais nada, é preciso pensar qual a consequência primeira e imediata deste ato. A Renca (Reserva Nacional de Cobre e seus Associados) era uma espécie de anteparo, de blindagem de proteção, para que as unidades de conservação desta área não fossem devastadas. Essa região, que eu conheço muito bem, ela é quase integralmente composta de unidades de conservação.
É verdade que há alguns poucos garimpos ilegais, mas estes devem ser combatidos com fiscalização, porque a região toda é de floresta virgem.
Como se dá a fiscalização nesses lugares?
O parque nacional das montanhas do Tumucumaque, que é o maior parque florestal do planeta, sabe quantos funcionários do ICMBio, ligados ao ministério, tem lá? 3. E o parque é maior que a Holanda. Para você ter uma ideia, 2/3 deste parque estão no Brasil e 1/3, na Guiana Francesa. Na Guiana, são 70 ou 80 funcionários.
Temer disse que uma boa parte da Renca já está contaminada por estes garimpos ilegais…
Esta é uma declaração absurda, prova que o máximo que ele deve conhecer de floresta é a via aérea entre São Paulo e Brasília. A área da Renca é constituída 95% por unidades de conservação. Quase 2/3 são florestas nativas, o que existe são garimpos isolados.
Qual a consequência do fim da reserva nacional de cobre?
A Renca é formada por 7 unidades de conservação. Destas, 3 são unidades integrais, onde é terminantemente proibida por lei a exploração.
Mas as outras 4 não são de proteção integral. Elas passam a depender de um ato executivo. Para estas, com o fim da reserva nacional, basta uma portaria do Ministério ou do órgão estadual, para liberar a exploração. E isso é muito grave.
A floresta estadual do Amapá por exemplo, é uma das mais bonitas do mundo em termos de riqueza de biodiversidade.
Agora ela passa a depender da caneta do instituto do meio ambiente do Estado. E este instituto, mais cabível seria chamá-lo de instituto de depredação do meio ambiente, pelo seu histórico de atuação.
Você é contra qualquer tipo de mineração na floresta? Ela não geraria por outro lado trabalho, desenvolvimento?
Não existe compatibilidade entre floresta e mineração.
O governo trata o assunto como se riqueza mineral desse em árvore, como fruta. Não tem como ter atividade mineral sem derrubar amplas áreas de floresta.
Há quem diga, “mas pode reflorestar”. Minha resposta é de que a floresta amazônica é implacável. Desmatada, a floresta amazônica vira deserto. Se você derrubar uma árvore, não tem condição alguma de recuperar a biodiversidade, porque ela é única.
Ontem o governo anunciou que revogaria o decreto.
Tentaram adocicar o decreto para engambelar a sociedade e a comunidade internacional. Tentaram fazer um arremedo. Este novo decreto apenas estabelece critérios para a atividade mineral. Só que estes critérios já estão em lei. Então não tem novidade. A única coisa que fica patente, é de que o governo quer autorizar mineração na floresta.
Em que medida uma floresta deve ser explorada?
Acho que deve-se explorar tudo que for possível de forma sustentável. As experiências mineradoras têm sido traumáticas. Contaminaram o meio ambiente e dizimaram comunidades indígenas. Não agregaram nada para a comunidade local. Apenas tornaram ricos meia dúzia de empresários de mineração. A última experiência ocorreu com uma mineradora indiana de capital inglês, a Zamin. Deixaram 3 mil trabalhadores sem receber sequer indenização, além de 200 fornecedores que tomaram calote.
Como explorar uma floresta de forma sustentável?
Com áreas zoneadas mapeadas, com espaço designado para cada atividade sustentável, por exemplo. Ativando a visitação que nunca foi estruturada. A visitação gera mais renda para a comunidade local que atividade mineradora. Assim como a extração de alguns bens como a castanha.
Qual o status atual do meio ambiente no Amapá?
O Amapá tem 6 ecossistemas diferentes. Temos floresta, várzea, campos inundáveis, cerrado… É o único local do mundo com estas características. É portanto, muito mais paraíso do que pensa o presidente Temer, que depois de anunciar o decreto soltou nota comentando que a Renca não era nenhum paraíso.
Se vive bem no Amapá?
É uma economia muito dependente do poder público, e a crise elevou os índices de pobreza. Tivemos um boom até 2010, quando chegamos a crescer 16%. Agora 54 mil pessoas entraram para baixo da linha de pobreza. É a pior performance da região.
E os índios?
Falemos do povo waiãpi , que tem a história mais bela. Até os anos 70 eles eram 15 mil. A construção da Perimetral Norte fez com que a população fosse reduzida para menos de uma centena nos anos 90. Depois veio uma luta pela demarcação de suas terras. E, apesar da oposição das mineradoras, conseguiu-se a demarcação. E a população voltou a crescer, hoje são quase 3 mil.
A mineração é uma coisa do mal mesmo?
Em 70% dos casos, sim. Há um surto de otimismo, e depois um resultado concreto, de desgraça e morte.
O que você acha do Sarney Filho, ministro do meio ambiente?
Esperava uma atitude dele mais a altura do seu compromisso com o meio ambiente. Não nego que ele teve esse compromisso no passado, apesar de nossas divergências. Mas não esperava dele esse silêncio, quase uma cumplicidade. Nenhum ministro decente aceita um ato desta natureza e fica em silêncio. A atitude correta deveria ser a de entregar o cargo.
Este governo é o pior de todos, em termos de meio ambiente?
Nem a ditadura foi pior. Acho que o anúncio da Transamazônica teve menos impacto do que o fim da Renca.
Quando as coisas começaram a piorar?
A partir de Dilma e Temer. Começou com a mudança do código florestal. Desde então, a flexibilização da legislação ambiental foi ladeira abaixo. E agora a porteira se escancarou de vez. Desde a ditadura, este é o pior governo contra a floresta.
Eu diria que se viveu um momento bom de proteção durante o governo Collor, até por conta do assassinato de Chico Mendes. Nos governos FHC e no começo do Lula, várias unidades de conservação foram criadas.
E em termos percentuais? Quais são os números do desmatamento e da devastação na Amazônia? Ouvi dizer que a Amazônia perde 120 campos de futebol por hora.
Eles são péssimos. O desmatamento aumentou de forma tão sensível, que levou a Noruega a reduzir o repasse de recurso para o Fundo Amazônico recentemente.
(O fundo já recebeu R$ 2,8 bilhões em doações, sendo R$ 2,7 bilhões, quase todo o dinheiro, vindos da Noruega; a Noruega anunciou neste ano um corte de 50% nos repasses que faria para fundo).
Mais informações em
E a bancada ruralista?
Está pegando pesado. Mas é um outro tipo de ação. A atividade ruralista é incompatível com a mineração.
(A Amazônia tem mais gado que gente. A pecuária ocupa 60% das áreas desmatadas na região)
Qual é pior?
A mineração é muito mais predatória

Link http://brasil.estadao.com.br/blogs/inconsciente-coletivo/o-pior-governo-para-a-amazonia-desde-a-ditadura/

Comentários - É difícil de acreditar o que está acontecendo no Brasil. Nossa florestas estão acabando. O Governo quer acabar com até com nosso ar puro que respiramos. 

Cultura - 3º Bimestre de 2017 - Turma 901

Lady Gaga cancela show no Rock in Rio: 'Estou devastada', posta cantora

Cantora alegou fortes dores devido a fibromialgia: 'Tenho que cuidar do meu corpo'. Maroon 5 vai substituir Gaga na encerramento da 1ª noite do festival – banda toca de novo no sábado



A cantora Lady Gaga cancelou sua participação no Rock in Rio. A informação foi confirmada nesta quinta-feira (14), dia em que ela chegaria à cidade e véspera do show, no dia de abertura do festival. A banda Maroon 5 foi anunciada para substituir Gaga. Com isso, o grupo fará dois shows seguidos, na sexta e no sábado (16) – quem tiver ingresso desistir de ir na abertura, será reembolsado.
O cancelamento foi devido a fortes dores com as quais a cantora tem convivido. Pelas redes sociais, Gaga disse que sofre de fibromialgia, uma síndrome clínica que se manifesta com dor no corpo todo, principalmente na musculatura.
Resultado de imagem para lady gaga

Desespero de fãs

Ao saberem da notícia, fãs da cantora que estavam à esperada da cantora se desesperaram na porta do Hotel Fasano, em Ipanema (veja no vídeo acima). Dezenas de pessoas aguardavam a chegada de Gaga, que tinha previsão de chegar hoje à cidade. Nas redes sociais, também houve comoção de fãs.

Dores crônicas

Boatos sobre o cancelamento de Gaga no Rock in Rio já vinham circulando nas últimas semanas. Lady Gaga vinha se queixando muito das dores e tinha declarado que pretendia tirar férias após encerrar a turnê do seu último álbum, "Joanne", que terminará em meados de dezembro.
Entre os vários posts que a equipe de redes sociais de Gaga fez nesta quinta, um deles mostrava o braço da cantora com um soro aplicado.
"Lady Gaga sofre de uma forte dor física que compromete sua capacidade de se apresentar. Como resultado, ela infelizmente terá que se retirar da apresentação desta sexta-feira no Rock in Rio. Lady Gaga está sob os cuidados de médicos especialistas. Ela manda seu amor para todos os fãs do Rio e agradece por seu apoio e compreensão", diz um dos posts.
O anúncio apareceu em um momento em que a cantora, que recentemente completou 30 anos, reflete sobre a produção de cinco álbuns lançados em uma década, além da pesada rotina de turnês constantes, às quais ela atribui o aparecimento das dores crônicas.

link:https://g1.globo.com/musica/rock-in-rio/2017/noticia/lady-gaga-cancela-show-no-rock-in-rio.ghtml

comentário: Quando vi que a Lady Gaga havia cancelado o show, fiquei em choque, pensando no que poderia ter acontecido, já que nunca aconteceu issono Rock in Rio. Depois de ler essa reportagem fiquei preocupada com ela, espero que melhore que os fãs entendam o estado dela. #preyforladygaga


iew image on Twitter

Ciências - 3º Bimestre de 2017 - Turma 901

Fundação combate arboviroses na Ilha do Governador


A Fiocruz promoveu entrevista coletiva nesta terça-feira (29/8), para divulgar e explicar a liberação de mosquitos Aedes aegypti com a bactéria Wolbachia em larga escala no município do Rio de Janeiro. À frente do projeto Eliminar a Dengue: Desafio Brasil, o pesquisador Luciano Moreira lembrou que a iniciativa começou na Austrália e está em mais de 40 localidades ao redor do planeta. Moreira disse que a liberação é completamente segura e que a população dos dez bairros da Ilha do Governador onde os mosquitos serão liberados foi devidamente informada, por meio de visitas e da ação de agentes comunitários de saúde. Não há qualquer risco para os moradores, já que a Wolbachia não infecta seres humanos. Segundo o pesquisador, serão soltos 1,6 milhão de mosquitos Aedes aegypti modificados, contendo a bactéria, que reduz significativamente a propagação do mosquito que transmite dengue, zika e chikungunya. A estratégia utiliza produtos naturais de forma segura e autossustentável, com todos os princípios éticos respeitados e validados por órgãos de regulação e controle.
Luciano Moreira apresentou a nova fase do projeto 'Eliminar a Dengue' em entrevista coletiva em Manguinhos (Foto: Peter Ilicciev - CCS/Fiocruz)

Moreira afirmou que a liberação depois seguirá para outros bairros da Zona Norte e em seguida para o Centro e a Zona Sul, regiões nas quais o projeto deverá chegar até o fim de 2018, numa área que tem cerca de 2,5 milhões de habitantes. “O projeto foi muito bem recebido pela população da Ilha e isso foi confirmado por pesquisas de opinião que fizemos. O engajamento comunitário é bem significativo”, comentou. A liberação em larga escala começa pelos bairros de Ribeira, Zumbi, Cacuia, Pitangueiras, Praia da Bandeira, Cocotá, Bancários, Freguesia, Tauá e Moneró.
Segundo a presidente da Fiocruz, Nísia Trindade Lima, “este é um dia especial para o Rio, em um ano especial para nós, pois em 2017 lembramos o centenário da morte do patrono Oswaldo Cruz e o legado que ele nos deixou. Oswaldo Cruz, no início do século 20, também lidou com doenças transmitidas por mosquitos, como a febre amarela. São problemas que mais de um século depois ainda enfrentamos, devido à ausência de políticas ambientais e de saneamento”. Nísia disse que o projeto é sustentável, não tem fins lucrativos e está a serviço do Sistema Único de Saúde e da população. “A aceitação e o engajamento das comunidades são de grande importância e nos dão imensa satisfação”. A presidente lembrou que a missão da Fiocruz é inovar em ciência e tecnologia e que o projeto Eliminar a Dengue: Desafio Brasil é mais um passo nesse sentido.
A subsecretária-geral de Saúde do município do Rio de Janeiro, Beatriz Busch, disse na coletiva que a expansão do projeto causará grande impacto no combate às arboviroses no Rio. Para ela, “chama a atenção a aceitação pública das comunidades inseridas na iniciativa e a sustentabilidade do Eliminar a Dengue. Estamos otimistas”. Ela ressaltou, no entanto, a necessidade de a população não esmorecer a manter o combate ao Aedes aegypti, cuidando de suas residências, eliminando focos e tomando precauções.
Soltura dos mosquitos
Depois da entrevista coletiva no Castelo da Fiocruz, houve a soltura dos mosquitos com Wolbachia, na Clínica da Família Wilma Costa, no bairro do Cocotá, na Ilha do Governador. Os responsáveis por abrir o primeiro recipiente com os mosquitos a serem soltos foram os agentes comunitários de saúde Luis Antônio de Oliveira e Gracileide Pereira Mota.
A presidente da Fiocruz, Nísia Trindade Lima, e a subsecretária-geral de Saúde do município do Rio, Beatriz Busch, também participaram da ação na Ilha

Após fazer a primeira soltura, Oliveira reforçou a importância dos agentes comunitários para prevenir doenças transmitidas por mosquitos. “Independentemente da soltura dos mosquitos com a Wolbachia, que é um projeto que tem dado certo, é muito importante que se mantenham as precauções: tirar água dos pneus, manter o ambiente limpo e capinar os quintais”.
Segundo Gracileide, a proximidade que os agentes têm com a população torna a aceitação do projeto mais fácil. “Os moradores, depois que explicamos a soltura dos mosquitos, aceitam muito bem”.
“A Ilha foi a área mais afetada na última epidemia de dengue [em 2015] no Rio de Janeiro. Então, quando a Fiocruz trouxe a possibilidade de um aliado no combate às arboviroses, nós abraçamos a causa e entendemos que o desafio é também da sociedade”, afirmou o estudante e morador do local Luan Ferreira.
Fonte: https://agencia.fiocruz.br/fundacao-combate-arboviroses-na-ilha-do-governador

Comentários - Fiquei muito feliz em saber que essa experiência foi realizada na Ilha do Governador. Pensando bem, eu tenho ouvido falar de pessoas doentes pela minha vizinhança. Acho que já deu resultado, parabéns Fiocruz.



Te Contei - 3º Bimestre de 2017 - Turma 901






A cidade do Rio de Janeiro já começa a receber os artistas que se apresentarão no Rock in Rio, que se inicia amanhã (15) e totalizará sete dias de shows. Um dos primeiros a ser recebido com empolgação pelos brasileiros foi o canadense Shawn Mendes

Estando a poucos minutos em solo carioca, o carismático cantor fez várias fotos com integrantes de seu fã clube no Brasil e mandou um sonoro "I love you" para a mãe de um deles.

Esta é a primeira visita do canadense ao Brasil. Ele se apresenta no próximo dia 16, a partir das 21 horas, no Palco Mundo, mesmo dia em que Fergie Maroon 5 vão fazer seus concertos no festival de música.


link: https://www.vagalume.com.br/news/2017/09/14/veja-a-chegada-de-shawn-mendes-ao-brasil.html

comentário: Estou muito empolgada aaaaaa, o Shawn Mendes está no Brasil!!!!!! finalmente vou poder ver meu ídolo ao vivo, estou muito empolgada mesmo :)
Se meu pai me levar amanhã para o hotel onde ele está hospedado, o próximo te contei já ta até pronto ha!ha!ha!ha! 

Informações e privacidade no Twitter 

Educação - 3º Bimestre de 2017 - Turma 901

Estudante luta com ladrões e salva única cópia de sua dissertação de mestrado

Sul-africana Noxolo Ntusi, de 26 anos, voltava para casa quando foi abordada por homens em um carro preto; cena foi registrada por câmeras de segurança.



Ideia de perder a única cópia de sua dissertação de mestrado durante um assalto era inconcebível para a estudante sul-africana Noxolo Ntusi, de 26 anos.
Mesmo sob a mira de uma arma, ela se recusou a entregar aos ladrões sua bolsa, na qual estava o HD externo em que estava gravado o texto. “Não ia deixar eles levarem de jeito nenhum”, disse ela à BBC.
Ela, que é pesquisadora do Serviço Laboratorial de Saúde Nacional, em Joanesburgo, cursa uma especialização em zoologia molecular.
Ntusi voltava para casa quando foi abordada por homens que estavam dentro de um carro preto. Após correr, dois ladrões foram atrás, um deles com um arma em punho.
Câmeras de segurança registram tudo. As imagens mostram quando os bandidos conseguem pegar a sacola com o almoço da estudante, que ela deixou cair em sua fuga.

Mas, na hora de entregar a bolsa com sua tese, Ntusi se recusou, mesmo quando um dos homens colocou a arma contra sua cabeça e ameaçou atirar diversas vezes.
Ntusi explicou sua resistência dizendo que perder a dissertação significaria pedir que o prazo de conclusão do curso fosse adiado. Assim, ela só terminaria o mestrado no próximo ano.
“Tentei ficar numa posição fetal. Eles estavam tentando me colocar no carro, eu acho, mas me posicionei de tal forma que eles desistiram.”
Ela admite que não reagiu da forma “mais inteligente” e aconselha outros a entregarem o que bandidos pedirem, em vez de arriscar a vida.
“Queria concluir o mestrado e queria fazer isso agora. Não deixaria nada ficar no meu caminho. Mas foi muito perigoso”, afirmou.
“Você sempre pode escrever (uma tese) de novo.”
Os bandidos fugiram, mas depois acabaram presos. Segundo a polícia, um deles estava com uma pistola a gás, que não é letal.
Depois do incidente, a estudante decidiu fazer mais cópias de seu trabalho.

link:https://g1.globo.com/educacao/noticia/estudante-luta-com-ladroes-e-salva-unica-copia-de-sua-tese-de-mestrado.ghtml

comentário: Meu deus do céu, estou chocada com essa reportagem, uma estudante sacrificando sua vida pelo seu mestrado, com certeza eu faria o mesmo. O trabalho demora dias, semanas, MESES para ficar pronto e alguém ainda acha que vai roubá-la ha!ha!ha!ha! esta muito enganado!!