domingo, 20 de setembro de 2015

Ética e Cidadania - 3º Bimestre de 2015 - Turma 701


Federer viaja ao Malauí para abrir centro de ajuda a crianças



Nesta segunda-feira, o tenista deve participar da abertura de um centro destinado ao desenvolvimento das crianças.
Federer é recebido por crianças ao desembarcar no Malauí. Foto: AMOS GUMULIRA/ AFP




Lilongwe (Malawi) (AFP) - O tenista suíço Roger Federer viajou ao Malauí neste domingo para colocar em prática um programa de ajuda a crianças através de sua fundação.



Uma semana após a derrota na final do Torneio de Wimbledon, Federer viajou para Lilongüe, capital do Malauí, um dos países mais pobres do mundo.



Nesta segunda-feira, o tenista deve participar da abertura de um centro destinado ao desenvolvimento das crianças.



"Sempre achei que as crianças são o nosso futuro, e gosto muito de poder ajudá-las dando-lhes a oportunidade de frequentar uma escola", disse Federer à AFP.



Em colaboração com a organização humanitária Action Aid, a fundação de Federer trabalha em seis locais distintos do Malauí desde 2011, e tem como objetivo ajudar 135 mil crianças até 2021.



"Acho verdadeiramente importante que toda criança possa ter esta oportunidade. Faço o possível para ajudar o melhor que posso", acrescentou o número 2 mundial.



Um estudo recente concluiu que a desnutrição infantil é um dos problemas urgentes do Malauí, onde uma criança em cada duas com idade entre 18 e 23 meses sofre atrasos em seu crescimento.






COMENTÁRIOS – Se a atitude do tenista Federer fosse copiada por muitas outras pessoas, que ganham bastante dinheiro, a vida das pessoas mais pobres, seriam bem melhor. Infelizmente, em muitos países, o governo não ajuda bem quem mais precisa.






Saúde e Bem Estar - 3º Bimestre de 2015 - Turma 701


Seis coisas que redes fast food escondem de seus clientes



Às vezes não é fácil resistir ao cardápio que as redes de fast food oferecem como comida rápida. Apesar de se conhecer os malefícios para a saúde, algumas pessoas acabam por escolher as opções tentadoras para uma das refeições do dia.

O site ‘Brasil Discovery Uol’ divulgou uma lista com seis coisas que as redes fast food escondem de seus clientes.



• Hambúrguer sem ser grelhado

As marcas perfeitas de grill no hambúrguer são feitas pelos fabricantes para a carne parecer mais saborosa.

• Máquina de refrigerante

Um estudo recente concluiu que mais de 50% das máquinas de refrigerante das redes de fast food continham material fecal.

• Ingredientes velhos

Em grande parte das redes de fast food, os ingredientes e condimentos usados no dia anterior não são jogados fora e são usados no dia seguinte.
reprodução

• Milkshake

Um milkshake pode reunir mais de 50 produtos químicos diferentes. Provavelmente, não há nenhuma fruta de verdade na mistura.

• Xarope de milho

O xarope de milho é usado para adoçar alimentos. Além disso, a substância ‘engana’ o corpo para querer cada vez mais o xarope de milho, como um vício.

• Hambúrguer Frankstein

Um hambúrguer pode contar carne de até 100 vacas diferentes.






COMENTÁRIOS – Fiquei horrorizada com essa reportagem. Só de pensar em tudo isso, embrulha meu estomago. Será que muito difícil vender essas comidas com qualidade! Além de fazer mal para nossa saúde, cada dia que passa, estão bem mais caras.

Melhor é fazer tudo em casa. Mais saudável e barato..

Política - 3º Bimestre de 2015 - Turma 701


Empresas abraçam a Lagoa no Dia Mundial de Limpeza das Praias e Rios



No dia 19 de setembro, Dia Mundial de Limpeza das Praias e Rios, a Lagoa Rodrigo de Freitas receberá a VIII Ação Nacional Febrac - Limpeza Ambiental, que neste ano oferecerá aos visitantes ações de sustentabilidade e inclusão social. A iniciativa contará com um mutirão de limpeza formado por 160 trabalhadores voluntários de 14 empresas associadas ao Sindicato das Empresas de Asseio e Conservação do Estado do Rio de Janeiro (Seac-RJ), que atuará no entorno da Lagoa, das 8h às 14h. Após a separação, o lixo coletado será entregue a entidades locais de reciclagem.
VI Ação Ambiental-Seac-RJ

Como parte das ações de conscientização da população, às 12 horas, os visitantes serão convidados a se juntar aos voluntários para realizar o abraço simbólico à Lagoa Rodrigo de Freitas, com concentração no Parque dos Patins. A iniciativa representa um ato de solidariedade à preservação de um dos pontos turísticos mais famosos da cidade e que abrigará as provas de remo e canoagem nas Olimpíadas de 2016. A mobilização também está nas redes sociais, na página criada no Facebook.
O evento tem o apoio da Secretaria do Ambiente (SEA) do Estado do Rio de Janeiro, que vai oferecer oficinas de confecção de bolsas de lona e de sabão a partir de óleo vegetal, Instituto Estadual do Ambiente (INEA) e da Prefeitura do Rio de Janeiro. A equipe da Casa Sustentável de Furnas dará dicas sobre redução do consumo de energia e o Espaço Encontro das Águas sediará a exposição "Rio mar de golfinhos". Haverá também distribuição de 150 mudas de espécie nativa da mata atlântica.
Durante a Ação realizada no ano passado, no dia 20 de setembro, foram recolhidas 10 toneladas de lixo no entorno da Lagoa Rodrigo de Freitas.
"Temos percebido uma importante redução da quantidade de lixo recolhido nos últimos anos, o que nos mostra que nossa ação tem trazido resultados. A campanha vai muito além da limpeza promovida pelas empresas voluntárias. O maior objetivo é despertar na sociedade o sentimento de solidariedade e união em busca de um mundo melhor para todos. E no Rio, temos ainda a responsabilidade de conscientizar a população sobre a preservação de um importante símbolo ambiental para a cidade, a Lagoa Rodrigo de Freitas", observa o presidente do Seac-RJ, Ricardo Garcia. 
Concurso cultural 
Ainda no Rio, todos os funcionários das empresas de limpeza vão participar de um concurso cultural expondo no Parque dos Patins artes criadas com produtos recicláveis. Os autores dos três trabalhos mais votados pelos visitantes locais serão premiados pelo Seac-RJ com tablets.
A VIII Ação Nacional Febrac (Federação Nacional das Empresas Prestadoras de Serviços de Limpeza e Conservação) será composta por uma série de ações que serão realizadas pelos Sindicatos associados até o final do ano, em todo o país. O objetivo é tornar o mundo melhor através da conscientização da sociedade. 
Cota de deficientes
Durante o evento, empresas do setor de serviços de diversos estados vão oferecer postos de trabalho para o recrutamento de pessoas com deficiência e beneficiários reabilitados que tenham cumprido o Programa Profissional pelo Instituto Nacional de Seguro Social (INSS). A previsão é que sejam oferecidas 1200 vagas somente no Rio.
Coleta de lixo eletrônico
Com o objetivo de suscitar o espírito solidário, o trabalho em equipe e a conscientização sobre a necessidade da coleta seletiva do lixo eletrônico, os sindicatos de asseio e conservação participarão de uma competição na disputa de qual estado recolherá a maior quantidade de lixo. A coleta será realizada entre 19 de setembro e 19 de janeiro de 2016 e todo o lixo arrecadado será doado para reciclagem à Instituição Oficina de Jesus.
Doação de brinquedos e livros
Entre 19 de setembro e 05 de outubro, os participantes poderão doar brinquedos que serão destinados para creches e escolas no Rio. As doações serão entregues no Dia das Crianças (12 de outubro) para a escola ou creche que for agraciada com a VIII Ação Nacional Febrac - Limpeza Ambiental.
Ano Novo, Escola Limpa
Outra campanha que será realizada durante o evento será a doação de materiais de limpeza para escolas. Antes do início do ano letivo de 2016, os materiais recolhidos serão doados para escolas de todo o Brasil.
Serviço:
VIII Ação Nacional Ambiental Febrac
Data: sábado, 19 de setembro
Horário: das 8h às 14h
Local: Parque dos Patins, Lagoa Rodrigo de Freitas, Rio de Janeiro

COMENTÁRIOS – Acho muito importante essa atividade na Lagoa Rodrigues de Freitas. É um trabalho tão importante que deveria ser comentada em todas as escolas. Imagina se muitos alunos tivesse conhecimento desse trabalho. A baia da Guanabara não estaria dessa forma. As crianças aprenderiam na prática de como preservar a natureza.



Ciências - 3º Bimestre de 2015 - Turma 701


Nova espécie do gênero humano é descoberta na África do Sul



Pesquisadores encontraram ossos de pelo menos 15 hominídeos. Ela foi batizada de 'Homo naledi' e classificada dentro do gênero Homo.
Reconstrução mostra como seria o rosto do 'Homo Naledi', como foi batizada a nova espécie identificada a partir de ossos encontrados na África do Sul (Foto: Mark Thiessen/National Geographic via AP)


Reconstrução mostra como seria o rosto do 'Homo Naledi', como foi batizada a nova espécie identificada a partir de ossos encontrados na África do Sul (Foto: Mark Thiessen/National Geographic via AP)

Um grupo de pesquisadores apresentou nesta quinta-feira (10) na África do Sul os remanescentes fósseis de um primata que podem ser de uma espécie do gênero humano desconhecida até agora.

A criatura foi encontrada na caverna conhecida como Rising Star (estrela ascendente), 50 km a nordeste de Johanesburgo, onde foram exumados os ossos de 15 hominídeos. O primata foi batizado de Homo naledi. Em língua sotho, "naledi" significa estrela, e Homo é o mesmo gênero ao qual pertencem os humanos modernos.

Os fósseis foram encontrados em uma área profunda e de difícil acesso da caverna, na área arqueológica conhecida como "Berço da Humanidade", considerada patrimônio mundial pela Unesco. Por se situar num depósito sedimentar onde as camadas geológicas se misturam de maneira complexa, os cientistas ainda não conseguiram datar o primata descoberto, que poderia ter qualquer coisa entre 100 mil e 4 milhões de anos.

"Estou feliz de apresentar uma nova espécie do ancestral humano", declarou Lee Berger, pesquisador da Universidade Witwatersrand de Johannesburgo, numa entrevista coletiva em Moropeng, onde fica o "Berço da Humanidade".

O professor Lee Berger segura a réplica de um crânio do ‘Homo naledi’, nova espécie de hominídeo descoberta na África do Sul  (Foto: Siphiwe Sibeko/Reuters)

O professor Lee Berger segura a réplica de um crânio do ‘Homo naledi’, nova espécie de hominídeo descoberta na África do Sul (Foto: Siphiwe Sibeko/Reuters)

"Alguns aspectos do Homo naledi, como suas mãos, seus punhos e seus pés, estão muito próximos aos do homem moderno. Ao mesmo tempo, seu pequeno cérebro e a forma da parte superior de seu corpo são mais próximos aos de um grupo pré-humano chamado australopithecus"

Chris Stringer,Museu de História Natural de Londres

Em 2013 e 2014, os cientistas encontraram mais de 1.550 ossos que pertenceram a, pelo menos, 15 indivíduos, incluindo bebês, adultos jovens e pessoas mais velhas. Todos apresentavam uma morfologia homogênea e pertenciam a uma "nova espécie do gênero humano que era desconhecida até então".

O Museu de História Natural de Londres classificou a descoberta como extraordinária.

"Alguns aspectos do Homo naledi, como suas mãos, seus punhos e seus pés, estão muito próximos aos do homem moderno. Ao mesmo tempo, seu pequeno cérebro e a forma da parte superior de seu corpo são mais próximos aos de um grupo pré-humano chamado australopithecus", disse Chris Stringer, pesquisador do Museu de História Natural de Londres, autor de um artigo sobre o tema que acompanhou o estudo de Berger, publicado no periódico científico eLife.

A descoberta pode permitir uma compreensão melhor sobre a transição, há milhões de anos, entre o australopiteco primitivo e o primata do gênero homo, nosso ancestral direto.

Se for muito antiga, com mais de 3 milhões de anos, a espécie teria convivido com os australopitecos, anteriores ao gênero homo. Se for mais recente, com menos de 1 milhão de anos, é possível que tenha coexistido com os neandertais -- primos mais próximos do Homo sapiens -- ou até mesmo com humanos modernos.

Os trabalhos que levaram à descoberta foram patrocinados pela National Geographic Society, dos EUA, e pela Fundação Nacional de Pesquisa da África do Sul.



COMENTÁRIOS – É muito interessante como nós estamos descobrindo novas tecnologias para nosso futuro, como a internet, viagem pelo espaço e robôs e também descobrindo coisas que aconteceram  à de 10.000 anos atrás numa caverna.

Educação - 3º Bimestre de 2015 - Turma 701


Veja como se livrar das desculpas esfarrapadas mais comuns para não estudar

Você vestibulando é do tipo que arranja todo tipo de desculpa para não estudar? Se a resposta é sim, este texto é para você.

Nada de fugir dos exercícios, das leituras e das revisões, segundo Wander Azanha, coordenador do cursinho pré-vestibular Oficina do Estudante. E nada de desânimo!

"Sei que não é fácil, não tem vaga para todo mundo, mas é possível", afirma Azanha, que na época da preparação para o seu próprio vestibular dividia o tempo entre estudos e trabalho.

Para a professora Augusta Aparecida Barbosa, que leciona há 30 anos e atualmente trabalha no Cursinho do XI, alguns estudantes usam desculpas (algumas bem esfarrapadas), pois não reconhecem a importância de se entrar em uma boa universidade.

"Tenho visto muitos alunos desistirem de tentar passar nos cursos mais fortes, pois eles sabem que hoje está muito fácil entrar numa particular [em cursos fracos]. E, às vezes, nem precisa pagar tão caro [as mensalidades] para estudar. Eles se desanimam", opina.

Para tentar ajudar, o UOL listou as desculpas esfarrapadas mais comuns -- com dicas para driblar cada uma delas.
Desculpas esfarrapadas mais comuns

Thinkstock

Não tenho tempo
Procure aproveitar TODOS os intervalos de tempo possíveis. Que tal alguns minutinhos durante o horário do almoço ou na volta para casa dentro do ônibus? Reveja seus horários e faça um cronograma de estudos. A palavra de ordem é disciplina! #Ficaadica.




Vou acessar meu Facebook só mais uma vezReprodução/Tribuna do Ceará
ficar no Facebook ou nas outras redes sociais é divertido, claro! Mas é preciso manter o foco principal: estudar para passar no vestibular. Por isso, desligue tudo. Aproveite essa reta final para dar um último gás. Depois das provas você poderá voltar a navegar tranquilamente pela internet ;-).






                                                   
Thinkstock Nunca fui um bom aluno

Sempre é tempo de recuperar o estudo perdido. A bagagem é importante, mas não é um fator limitante. "Já tive casos de alunos que eram muito ruins, mas que conseguiram passar em medicina depois do estudar. Com disciplina eles se tornaram alunos brilhantes", relembra Azanha.




Facebook PreVestDáDeprê

Tenho dificuldades para me concentrar

Mantenha tudo que possa atrapalhar desligado. Celular, televisão... tudo! Ter um bom local de estudo e fazer pausas a cada 1h também podem ajudar na concentração. "Não vai acontecer nada de muito relevante na face da terra em 2h que você não possa desligar", brinca Azanha.




Reinaldo Canato/UOLVou apenas fazer como um teste
Não use o vestibular apenas como teste. Para isso, existem os simulados e as provas anteriores. Treinando, o vestibulando ganha familiaridade com as provas e acaba acostumando seu corpo para a maratona de exercícios. Além do mais, isso não é desculpa para evitar os estudos.



Reprodução/Flickr/ChamppugslyTenho muitos compromissos
Os compromissos com a balada, com os aniversários, com o cuidado do cachorro são coisas que devem ser balanceadas com os estudos. Por mais que o vestibulando tenha tudo isso para fazer, ele precisa separar um tempo para as obrigações. É preciso ter atitude e disciplina.
                                                                                                                                     
ThinkstockJá tentei algumas vezes e não passei
Acredite que é possível. "Olhe para trás e verifique o que não deu certo. [Não passar no vestibular] Deve ser um trampolim para uma coisa melhor. Errou a estratégia? Errou a disciplina? Verifique o que pode funcionar", afirma o professor Azanha.






Rodrigo Capote/FolhapressNão tenho dinheiro para pagar o cursinho

É complicado, mas a internet pode ajudar. Existem provas, simulados e aulas inteiras gratuitas. Aqui mesmo no UOL existe uma seção exclusiva para os vestibulandos onde você pode acessar roteiro de estudos, resumo de disciplinas, atualidades e ainda fazer simulados ;-).





Getty ImagesNão dá mais tempo de estudar
Os vestibulares estão chegando, mas dá tempo! Priorize a resolução das provas anteriores dos vestibulares. Assim, você consegue identificar as matérias que mais caem, rever as questões em que teve mais dificuldade e ainda se acostuma com a estrutura e com o tempo das provas.



FONTE - http://educacao.uol.com.br/listas/veja-como-se-livrar-das-desculpas-esfarrapadas-mais-comuns-para-nao-estudar.htm

COMENTÁRIOS - Algumas desculpas eu também dou.  Meus pais ficam me cobrando todos os dias para eu estudar. Sei agora que é muito importante estudar um pouco cada dia, para não deixar para antes da prova.



Te Contei - 3º Bimestre de 2015 - Turma 701


'Super Mario Maker' celebra 30 anos de ícone dos videogames



Novo jogo do bigodudo da Nintendo permite pela 1ª vez criar e editar fases.
Jogadores podem usar quatro games 'Super Mario' como base para criar.

Super Mario Maker é exclusivo do Wii U (Foto: Divulgação/Nitnendo)

A série "Super Mario" completa 30 anos em 2015. E a Nintendo não quis comemorar as três décadas do maior ícone dos videogames só com uma nova aventura, mas com "Super Mario Maker", em que os fãs poderão pela primeira vez criar suas próprias fases dentro do jogo. O game chega nesta sexta-feira (11) para Wii U.



Em "Super Mario Maker", os jogadores poderão usar os diversos elementos do universo de Mario da forma que quiserem para criar e editar aquela fase dos sonhos. Ou seja, dá para encher a tela de moedas apenas pelo prazer de pegar todas elas, ou então pensar em um cenário impossível, lotado de fantasmas e balas de canhão, só para ver quanto tempo o amigo consegue sobreviver.



A ideia de criar seu próprio nível em "Super Mario" pode parecer enlouquecedora, mas o editor de "Super Mario Maker" é bem acessível. Com a tela sensível ao toque do gamepad, o controle do Wii U que lembra um tablet, o jogador arrasta cogumelos, blocos e inimigos com facilidade para dentro da sua fase, usando comandos simples para aumentar ou diminuir uma plataforma, ou ativar alguma ação quando Mario passar por certo ponto do cenário.



Outro detalhe muito importante é que é possível criar fases usando o visual e as mecânicas de quatro games da série: o original "Super Mario Bros." (1985), o clássico "Super Mario Bros. 3" (1990), o eterno "Super Mario World" (1991) e "New Super Mario Bros. U" (2012).

Com a fase criada e pronta, o jogador pode compartilhar sua obra pela rede online do Wii U, por onde também se tem acesso aos trabalhos de outras pessoas em todo o mundo.

E se você é fã de games de plataforma e quer saber o que os desenvolvedores brasileiros têm feito no gênero, conheça "Aritana e a Pena da Harpia", jogo lançado na quarta-feira (9) para Xbox One




COMENTÁIOS - Eu ainda estou surpresa com esse  novo jogo, a tecnologia esta aumentado muito ao ponto de você poder montar a sua própria fase de um jogo que marcou a infância de qualquer criança que já jogou super mario bros.

Eu ainda não joguei, infelizmente,  só tem para vídeo games que eu não tenho que é o X-box one e o wii U, mas quem sabe um dia eu consiga ter uns dos desses vídeo games  e consigo jogar o super mario maker!! *_*

E o mais incrível é que nos podemos compartilhar nossas fases para o mundo *0*

Sim, é isso mesmo nos podemos compartilhar nossas fases com outras pessoas e  também jogar fases de outras pessoas !_! , imagina as fases dos japoneses, devem ser muito difícil, porque os japoneses levam esses jogos muito a sério ;)